-
Arquitetos: ARB Architects
- Área: 5500 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Trieu Chien
Descrição enviada pela equipe de projeto. Através deste projeto, como um artista popular vietnamita, o investidor deseja preservar os valores duradouros de Đạo Mẫu, que é uma crença inerente do povo vietnamita ao longo das gerações e que se mantém presente até hoje. O projeto está localizado em uma encantadora vila perto da capital Hanoi. Abrangendo uma área de aproximadamente 5.000 metros quadrados, o terreno está repleto por uma horta de 50 anos, incluindo várias árvores frutíferas, pinheiros e árvores bonsai. Atualmente, há uma humilde casa no local onde o proprietário costumava buscar refúgio nos fins de semana.
Tanto a equipe de arquitetos quanto o proprietário concordaram em preservar tudo o que está atualmente "presente no solo", incluindo todas as árvores enraizadas no jardim, a casa antiga, a cerca e os pilares do acesso. No entanto, elementos que não estavam "tocando o solo", como as portas do acesso, foram substituídos, e as árvores bonsai plantadas em vasos foram vendidas para entusiastas de bonsai. Além disso, o mezanino da casa antiga foi desmontado para transformar o espaço em uma área maior dedicada à exposição de pinturas que retratam Đạo Mẫu.
Novos blocos funcionais, incluindo áreas de acomodação, uma galeria e uma cozinha, foram cuidadosamente dispostos ao redor da casa antiga, transformada em uma área de exposição para artefatos relacionados a Đạo Mẫu. O objetivo é minimizar a necessidade de realocar as árvores existentes. Da rua vizinha, a antigo horta parece estar emoldurada e cuidadosamente escondida atrás do portão, criando uma arquitetura que é ao mesmo tempo separada e harmoniosa com o entorno local.
O material dominante usado neste projeto são telhas de argila tradicionais, que o proprietário coletou de centenas de casas antigas e históricas das áreas próximas. A urbanização em curso impactou significativamente as vilas rurais, resultando em uma nova aparência na arquitetura das vilas. Muitas famílias não desejam mais manter as estruturas tradicionais do telhado de telhas do passado. Em vez disso, optam por construções mais modernas e duráveis. Esse fenômeno influenciou o desejo de preservar a forma antiga por meio da arquitetura contemporânea por parte da equipe de arquitetura e do investidor do projeto.
A ideia de usar telhas antigas vem das minhas memórias todas as vezes que assisto a uma cerimônia de dança votiva. Lembro-me da sensação sagrada através da fumaça do incenso, da luz da tarde que penetra profundamente nos interiores dos telhados de telhas nos templos. De longe, posso admirar plenamente as linhas arquitetônicas formadas pelos telhados de baixa inclinação, assemelhando-se a uma cortina elegantemente pendurada onde os sons dos instrumentos musicais, movimentos de dança, as vestimentas dos médiuns e os gestos de oferta convergem harmoniosamente dentro de uma moldura. - Nguyễn Hà / ARB Architects.
Através do museu Đạo Mẫu, as telhas cerâmicas de centenas de casas antigas são preservadas e ganham uma nova vida em vez de serem descartadas. O material continua em uma nova jornada, uma jornada que preserva de forma coesa as crenças inerentes da nação.